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jul 07

A Internet das coisas é a chave para que a transparência, ética e sustentabilidade se torne uma norma em todas as indústrias, entre elas a moda. A plataforma de produtos inteligentes e Internet das coisas EVRYTHNG, anunciou uma parceria para explorar como os fornecedores, fabricantes, marcas de varejo e os consumidores podem acessar e interagir com informações digitais sobre a sustentabilidade dos produtos.

O primeiro passo será o lançamento de um programa piloto para produtos inteligentes utilizando a plataforma da EVRYTHNG e etiquetas sustentáveis com identidade única da Avery Dennison, bem como informações do Índice Higg, uma ferramenta de medição padronizada que permite que as marcas, varejistas e fabricantes possam entender seu impacto industrial, ambiental, social e de trabalho, e descobrir maneiras de melhorar nessas áreas.

O programa piloto, que decorrerá entre Maio e Julho de 2017, permite que as marcas participantes possam descobrir a melhor maneira de compartilhar informações do Índice Higg com os consumidores e outras partes interessadas através das identidades digitais e etiquetas inteligentes nos produtos. Da Internet das coisas surge a Internet das roupas.

Como funciona

Como os objetos na Internet das coisas são encaixados com chips e sensores, eles podem ser rastreados em todo seu ciclo de vida. Este processo de rastreamento de ativos pode ser feito de várias maneiras.

Rastreamento ativo permite que as coisas conectadas possam trocar dados entre si remotamente, enquanto em uso. Isso melhora muito a capacidade dos fabricantes para monitorar tudo o que acontece.

Rastreamento passivo permite que os fabricantes rastreiem por exemplo, uma jaqueta usando RFID ou alguma outra tecnologia de digitalização, com o objectivo de reduzir os custos ao longo da cadeia de fornecimento e tornar mais fácil reciclar a peça quando se aproxima o fim da sua vida útil.

Exemplos de aplicações de produtos digitais incluem:

Histórico do produto: Dados sobre os materiais do produto, fabricação e distribuição podem oferecer total transparência aos consumidores sobre de onde o produto veio e como ele foi feito.

Recompensas de fidelidade: Os consumidores podem interagir com os seus produtos para desbloquear conteúdos personalizados digitais, serviços, ofertas e extras, ou conectar com aplicativos de terceiros para outras recompensas e benefícios.

Reordenamento do produto: Os consumidores podem interagir com os produtos usando suas identidades digitais e seus smartphones para reordenar produtos que eles gostam ou acessar produtos similares que podem querer comprar.

Proteção para as marcas: As marcas podem colocar nas peças os programas de proteção mais fortes com autenticação digital e análises em tempo real, para enfrentar o desafio dos produtos vendidos serem adulterados.

Prevenção contra perda: Um produto que transporta dados sobre onde e quando foi comprado não pode de forma fraudulenta ser devolvido, ajudando os varejistas a combater a fraude que custa bilhões de dólares globalmente para a indústria a cada ano.

Recomendações personalizadas: Os consumidores podem acessar o conteúdo personalizado original em seus smartphones como sugestões de estilo pessoal, novas dicas da temporada, conteúdo de saúde e fitness e convites para eventos, que são acionados pelo produto e com base em compras anteriores.

Sustentabilidade: A reciclagem torna-se muito mais fácil para os consumidores e marcas quando o produto pode mostrar informações específicas sobre o que fazer quando se chega ao fim da sua vida útil, incluindo como reutilizá-lo para um segundo uso ou como encontrar o centro de reciclagem mais próximo.

Cerca de 10 bilhões de produtos de vestuário, acessórios e calçados estão sendo individualmente conectados digitalmente, e a capacidade de localizar cada um desses itens é apenas um dos benefícios que surgirão a partir da parceria entre as tecnologias da EVRYTHNG e Avery Dennison. Ao longo dos próximos três anos, diversas marcas que vão de grifes famosas a redes de fast fashion, terão seus produtos introduzindo com identidades digitais únicas e perfis de dados na nuvem com todos os dados de fabricação.

A internet das coisas não só impulsionará a adoção da economia circular como também ajudará as empresas a combater com muito mais eficiência a falsificação de seus produtos.

Fonte: Stylo Urbano

 

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