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nov 27

O mercado da moda atual é regido por ciclos curtos de vida, baixa previsibilidade e alto consumo por impulso. Os jovens consumidores das gerações Y e Z estão transformando o varejo. A procura de roupas originais, personalizadas e experiência de compra, em contraste com a esmagadora variedade de roupas que estão sendo produzidas por redes varejistas de moda a cada semana, o que resulta na produção excessiva e resíduos.

Uma possível solução para os desafios da produção de vestuário tem surgido nos últimos anos através da fabricação sob demanda, abordando vários problemas ao mesmo tempo: economia de recursos, reduzir o desperdício, criar mais possibilidades para as marcas pequenas, e proporcionar um novo tipo de conexão com o consumidor.

No ano passado, a Uniqlo lançou o Innovation Factory, uma joint venture com a fabricante de máquina de tricô computadorizado Shima Seiki, para o desenvolvimento e fabricação de produtos de malha sem costura visando estabelecer um novo sistema de produção.

A Adidas concluiu recentemente seu projeto de três meses chamado Knit for You, onde os clientes podem personalizar um suéter de lá virtualmente, fazer uma varredura do corpo para determinar o ajuste certo e depois receber em poucas horas a peça tecida numa máquina de tricô plano Stoll.

Liderados por um consórcio de entidades públicas e privadas e apoiado pelo governo alemão, o projeto teve como objetivo explorar a produção localizada de “Vestuário 4.0” ao incentivar as pessoas a usar tecnologia interativa para co-criar roupas sob medida. Adidas está agora analisando o feedback para que o conceito se torne o futuro da fabricação e visão de varejo da empresa.

O conceito está ficando popular, especialmente com startups e pequenas marcas. Ano passado, a marca de moda masculina Ministry of Supply lançou o primeiro blazer de malha sem costura 3D do mundo, e abriu sua primeira loja com uma máquina de tricô 3D robótica 3D em Boston, dando aos clientes a oportunidade de personalizar seus blazers e recebê-los em 90 minutos. 

 

Fonte: Stylo Urbano

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