O que considerar ao escolher novo maquinário para indústria?

Não é novidade que, desde o advento da indústria e de seus processos, em meados do século XIX, a manufatura e a economia mundial presenciaram um crescimento nunca antes visto. Analisando o que foi responsável por esse crescimento há dois séculos, podemos relacionar que há algo em comum com o que é necessário atualmente: investimento em maquinário para indústria, para melhorar a produção e trazer maiores lucros para seu negócio.

Não é à toa que a indústria de máquinas é uma das que mais têm crescido a cada ano. Ou seja, o mercado entende que, para melhorar sua produção, é necessário investir em automação e novas tecnologias que, muitas vezes, são responsáveis pelo aumento da produtividade e pela diminuição na margem de perda de matéria-prima e produtos na linha fabril.

Para ajudá-lo nessa tarefa, neste artigo, apresentamos o que você precisa levar em consideração ao escolher um maquinário para indústria. Acompanhe a seguir.

 

Vantagens de escolher um novo maquinário para indústria

Manter a produção de uma indústria otimizada e produtiva é fundamental. E, para isso, novos maquinários mais modernos podem trazer grandes benefícios. Entre eles:

  • Potencialmente, sua produção contará com menos falhas e retrabalhos.
  • Haverá menor necessidade de manutenção de equipamentos novos em relação aos que estão ficando obsoletos.
  • Sua indústria será mais eficiente.
  • Haverá mais segurança em seus processos produtivos
  • A produtividade de sua indústria irá crescer, o que favorece um incremento de sua lucratividade.

 

Como fazer um bom negócio ao comprar maquinário para indústria?

Primeiramente, é necessário que você esteja ciente dos investimentos que um novo maquinário para indústria exige, tanto para adquiri-lo quanto para mantê-lo.

Gastos com manutenção, treinamento de funcionários e mão de obra qualificada para manusear o equipamento devem ser considerados. Portanto, planeje bem suas finanças antes de começar a trocar seu maquinário.

No entanto, não só de gastos será feito seu processo de troca de maquinário. Pense que, para crescer e diferenciar seus produtos e serviços, é necessário investir em melhorias.

Feito isso, defina quais equipamentos agregarão mais valor para seu chão de fábrica. Para isso, pesquise no mercado alguns casos de sucesso com o maquinário para indústria que pretende adquirir. Muitas vezes, é possível encontrar opiniões de profissionais que adequaram seu maquinário a processos e máquinas mais novas e compreender quais são os balanços gerais dessa escolha.

Pesquise, ainda, a origem e os benefícios que a marca que você optou oferece, como garantias e trocas.

 

Consulte todas as normas necessárias

Esse ponto é bem importante e, muitas vezes, deixado equivocadamente de lado. Antes de investir em qualquer equipamento novo, se certifique de que ele está de acordo com as normas que regulamentam seus processos.

A NR-12

A NR-12 é um exemplo que regulamenta a segurança dos ambientes de trabalhos com máquinas e equipamentos. Pensar no bem-estar dos funcionários é uma forma de incentivar que eles tenham um bom rendimento e se engajem nos objetivos da empresa, além de assegurar sua segurança. Portanto, adquira equipamentos liberados na NR-12 e capacite sua mão de obra para evitar acidentes no manuseio do novo maquinário.

Outro fator importante que deve ser colocado em pauta é a manutenção periódica dos equipamentos. É comum, como forma de evitar um gasto, as empresas optarem por cortar as despesas com a manutenção.

Essa prática pode ser perigosa, já que é por meio da manutenção periódica que se evita gastos maiores no futuro com consertos de equipamentos e possíveis acidentes com os funcionários, podendo até parar o chão de fábrica.

Dessa forma, pense em quantos imprevistos uma única cultura de planejamento e manutenção pode evitar. Agir proativamente é sempre mais seguro e menos oneroso.

Quer saber mais sobre como escolher maquinário para indústria? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo e, para otimizar seus processos produtivos, conheça os produtos da Delta Equipamentos. Até a próxima!

Gostou dos nossos produtos?

A Delta Equipamentos nasceu da necessidade das indústrias têxteis terem sua produção otimizada, visando maior competitividade e uma constante atualização perante o mercado globalizado. Oferecemos produtos inovadores e soluções personalizadas, atendendo as expectativas e necessidades de nossos clientes.