dez 27

A produtividade de uma fábrica está diretamente relacionada com o faturamento da empresa. Ela é capaz de afetar tanto as despesas básicas envolvidas em um negócio quanto o seu lucro.

E isso torna-se ainda mais fundamental neste momento de retomada do setor têxtil no país, que conta com perspectivas positivas, desde que as empresas façam ajustes em seus processos produtivos.

Nesta hora você pode se perguntar, como melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção? Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos as dicas a seguir, confira!

1. Planeje-se

Esta é uma dica que vale muito para melhorar a produtividade de uma fábrica de confecção. O planejamento é o ponto inicial para alavancar qualquer negócio. A desorganização acaba levando a uma queda de produção e consequente prejuízo, por isso mostrar para as pessoas que trabalham com você que há um planejamento pode auxiliar a manter uma boa produtividade.

2. Treine sua equipe de trabalho

Uma coisa é certa: um profissional com treinamento adequado é mais efetivo na realização de suas tarefas dentro da confecção do que aquele que não passou por nenhum tipo de treinamento.

Cada vez mais, se trabalha com o uso de novas tecnologias no chão de fábrica e para aproveitar a mão de obra que se tem, para seguir realizando as tarefas diárias, um treinamento para lidar com as novidades é fundamental, principalmente se o resultado almejado for de uma maior produtividade, principal foco das novas tecnologias.

3. Motive sua equipe

Um dos segredos para melhorar a produtividade de uma fábrica é motivar a equipe. Uma pesquisa revelou que trabalhadores mais felizes e motivados produzem 12% a mais.

Assim, motivação e produtividade andam de mãos dadas. E para motivar os funcionários de uma confecção há muitas formas: oferecendo bonificações para que atinjam metas, proporcionando um bom ambiente de trabalho, dando feedback para o pessoal, ministrando palestras motivacionais.

4. Priorize a qualidade dos materiais de trabalho

É difícil motivar profissionais sem condições de trabalho, então, tão importante quanto desenvolver ações motivacionais é a qualidade do que é usado para produzir as peças.

Uma máquina de costura de pouca qualidade, por exemplo, pode acabar gerando muitos problemas, exigir consertos e, inclusive, ter o efeito inverso que é provocando uma queda de produtividade.

Assim como a máquina, os aviamentos, tecidos e materiais de acabamento com pouca qualidade também podem ocasionar problema e diminuir a produtividade do trabalho na confecção.

Por isso, disponibilizar aos funcionários o trabalho com materiais e máquinas de qualidade para manter a produtividade é recomendável.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

A automação de processos e o trabalho auxiliado por recursos tecnológicos podem gerar um ganho de produtividade bastante significativo para uma fábrica de confecção.

Essas ferramentas ajudam a otimizar e a agilizar seus processos produtivos e a reduzir níveis de retrabalho e de tempo necessário para a finalização de diversas atividades.

6. Melhore o layout de sua fábrica

Pode parecer um detalhe insignificante, mas saiba que não é. Conforme dados do Sebrae, um layout inadequado pode fazer com que cerca de 30% do tempo destinado à produção seja desperdiçado com transporte de materiais e produtos.

A movimentação desnecessária ou excessiva dos funcionários para executarem suas tarefas pode comprometer a produtividade de uma fábrica de confecção.

Por exemplo, quando os tecidos a serem utilizados ficam distantes das máquinas, o material para acabamento fica em outra extremidade, tudo isso consome um tempo desnecessário de deslocamento e paradas que reduzem a produtividade de sua equipe.

Por isso, é fundamental estudar o layout atual de sua fábrica e encontrar formas de melhorá-lo para facilitar a rotina produtiva de seus funcionários.

7. Crie metas para os colaboradores

Dependendo da forma como se colocam as metas, elas podem ser razão de motivação do funcionário. Mas é preciso ter um cuidado para que as metas estabelecidas sejam possíveis de serem cumpridas, uma vez que metas mal feitas podem provocar o efeito oposto e levar a uma diminuição da moral da equipe por não alcança-las, o que ocasionará queda na produtividade e na qualidade de suas entregas.

Quer saber mais sobre produtividade de uma fábrica de confecção? Siga acompanhando nosso canal de conteúdo e para otimizar seus processos produtivos, conheça os produtos da Delta Equipamentos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =