nov 22

O ROI do rolo de malha é um dos resultados mais importantes que podem ser obtidos a partir do controle de qualidade têxtil.

Ter dados precisos do Retorno sobre Investimento (ROI) do rolo de malha assegura benefícios como a identificação dos melhores fornecedores e a padronização na produção têxtil.

Além do uso de rolos de malha com melhor nível de qualidade, o cálculo do ROI contribui para a redução de gastos de maneira que a indústria mantenha operações financeiramente sustentáveis.

 

Mas afinal: O que é ROI?

Como o nome indica, o Retorno sobre Investimento é uma métrica usada para medir o resultado financeiro de um determinado investimento.

O cálculo do ROI vai revelar o que sua indústria ganhou (ou perdeu) ao investir dinheiro, tempo e outros esforços na fabricação de determinado produto.

Ele aponta o retorno do que foi aplicado para o investidor, na forma de benefícios.

No caso do ROI do rolo de malha, espera-se que cubra o valor investido na matéria-prima (rolo de malha) e gere o lucro estimado, atingindo o número de peças por rolo previamente planejado.

O ROI também costuma ser tratado como Taxa de Retorno (rate of return), Taxa de Lucro ou apenas Retorno.

 

Como é feito o cálculo do ROI do rolo de malha?

Para calcular o ROI do rolo de malha é preciso subtrair o valor investido inicialmente para aquisição da matéria-prima, do valor do lucro obtido com a venda de peças fabricadas com a malha do rolo. E, em seguida, dividir o resultado novamente pelo valor do investimento inicial.

Na indústria têxtil, após a confecção das peças é possível avaliar se a quantidade resultante de um rolo malha é ou não a mesma que foi planejada.

 

Pagar menos na aquisição de insumos, geralmente significa baixa qualidade, o que resulta em prejuízo no final do processo. Ou seja, o barato sai caro, quando a gestão não utiliza o cálculo do ROI do rolo de malha por exemplo.
Pagar menos na aquisição de insumos, geralmente significa baixa qualidade. Ou seja, o barato sai caro, quando a gestão não utiliza o cálculo do ROI do rolo de malha como parâmetro na tomada de decisões.

Quando não existe um controle de qualidade do rolo de malha eficiente ocorre a geração de problemas em várias etapas da produção, além de gastos que poderiam ser evitados.

Um exemplo dessa falha de controle é a entrada no estoque de insumos de qualidade inferior a negociada com o fornecedor.

Outro, é quando uma confecção opta pela compra de rolos de malha mais baratos.

Isso acontece porque a confecção cai na conversa do fornecedor, de que é possível produzir a mesma quantidade de peças que com rolos mais caros.

 

Importância do cálculo de ROI

O acompanhamento e controle do ROI do rolo de malha permite a tomada de decisões importantes pela gestão da indústria têxtil.

Por meio de dados regulares do Retorno sobre Investimento é viável melhorar e otimizar ações. Também se consegue adequar metas a resultados reais, cortar despesas desnecessárias, aumentar vendas e lucro e estimular equipes.

 

+ Saiba maisO que é controle de qualidade? Como funciona na indústria têxtil?

 

Mais vantagens de ter os dados do ROI sempre à disposição

Para ser competitiva no mercado a indústria precisa controlar todas as informações que a envolvem. Métricas como o ROI possibilitam o monitoramento de metas e de desempenho. Tudo de maneira detalhada e estratégica.

Portanto, fiscalizar o Retorno sobre Investimento é indispensável para a indústria têxtil ter condições de avaliar se os próprios resultados estão dentro do esperado.

 

Saber a capacidade produtiva da sua indústria com os insumos disponíveis, é parte básica de uma gestão eficiente. E isso, só é possível através de métricas claras e precisas. Como o cálculo do ROI do rolo de malha por exemplo.
Saber a capacidade produtiva da sua indústria com os insumos disponíveis, é parte básica de uma gestão eficiente. E isso, só é possível através de métricas claras e precisas.

Acompanhar e controlar o ROI é uma necessidade básica para a sobrevivência de qualquer negócio. Especialmente no atual cenário brasileiro, que ainda registra queda da atividade industrial.

Sendo assim, é igualmente vital para a indústria têxtil manter um controle de qualidade rigoroso e capaz de oferecer dados precisos, como o do ROI do rolo de malha.

 

Segundo o Sebrae, indicadores como o ROI permitem:

  • Compreender as prioridades de atuação;
  • Fazer uma avaliação objetiva;
  • Tomar decisões baseadas em dados e fatos concretos;
  • Identificar e eliminar perdas;
  • Monitorar melhorias em processos e resultados;
  • Executar mudanças com foco em resultados;
  • Medir o grau de satisfação de clientes.

 

 Manter uma supervisão regular do ROI ainda ajuda a:

  • Mapear as principais fontes de resultados positivos, desde fornecedores até o tipo de peça melhor resultante de cada rolo de malha;
  • Medir o tempo de retorno dos investimentos, pois cada um tem uma curva própria;
  • Otimização do retorno dos lucros.

 

Prejuízos causados pela ausência de gestão sobre o ROI do rolo de malha

Muitas indústrias não costumam fazer o cálculo de ROI. Por isso, deixam de aferir se estão atingindo retorno por suas atividades.

 

Muitas vezes acabam passando despercebidos diversos gastos desnecessários, por falta de uma gestão baseada em dados. O que leva a fábrica ter uma margem de ganho menor, exatamente por ter uma gestão ineficiente. Que não utiliza o cálculo do ROI do rolo de malha por exemplo.
Muitas vezes acabam passando despercebidos diversos gastos desnecessários, por falta de uma gestão baseada em dados. O que leva a fábrica ter uma margem de ganho menor, exatamente por ter uma gestão ineficiente.

No setor têxtil a ingerência sobre o ROI pode provocar uma reação em cadeia na produção. Imagine um rolo de malha com excesso de defeitos, como furos, manchas e outros problemas, provavelmente faltará malha já no encaixe.

A consequência será a necessidade de usar mais malha do que a quantidade planejada. Com isso, o Retorno sobre Investimento será menor.

Se a gestão não costuma calcular o ROI, sequer perceberá a bola de neve que está alimentando.

 

Confira a seguir mais problemas gerados pela ingerência do ROI do rolo de malha:

  • Falta de dados sobre a capacidade produtiva: Se uma confecção desconhece a quantidade de malha que usa para fabricar determinado número de peças, também não possui controle real sobre a sua capacidade produtiva.
  • Compras desnecessárias:Senão tem controle da demanda por matéria-prima, a empresa acaba comprando mais rolos de malha do que realmente precisa. No entanto, não consegue identificar que isso resulta da má qualidade do insumo enviado pelo fornecedor.
  • Custo final mais elevado:Comprando rolo de malha de qualidade inferior, a confecção também vai produzir peças de segunda qualidade. Elas terão o mesmo custo de produção, porém, o preço de mercado será muito inferior ao de peças-padrão.

 

+ Saiba mais: Como modernizar o controle de qualidade na confecção?

 

Como garantir o ROI do rolo de malha

Uma das formas de controle de qualidade na indústria têxtil está nos cuidados dispensados à preparação da malha.

O processo inicia com uma primeira vistoria nos rolos de malha. Nessa etapa, serão avaliadas algumas amostras da matéria-prima recebida.

A averiguação vai considerar o foi acertado durante a compra e está previsto em ficha técnica:

  • Gramatura;
  • Tonalidade;
  • Encolhimento;
  • Largura;
  • Peso.

Ao final deste trabalho, se a qualidade do tecido for reprovada, o rolo de malha deve ser devolvido ao fornecedor. Caso a malha passe na inspeção segue para a próxima etapa, que é a lavagem de amostras.

 

+ Saiba mais: Controle de qualidade têxtil e a preparação de malha

 

Lavagem de amostras com equipamento certo também gera ROI

A lavagem de amostras deve ser feita em equipamentos desenvolvidos para este propósito, como a Lavadora Industrial de Amostras da Delta Equipamentos.

Ao contrário das lavadoras convencionais, essa Lavadora Industrial 4.0 reduz o desperdício de materiais e de tempo.

Com ela dá para testar 5 amostras (cada uma de um rolo de malha) de 20 centímetros, em 15 minutos. Enquanto uma lavadora doméstica leva em média 3 horas para fazer a mesma operação.

Além disso, a Lavadora de Amostras substitui também a secadora tradicional, uma vez que lava, centrifuga e seca as amostras.

 

Levantamento de dados do rolo de malha

É a terceira fase da inspeção de um rolo de malha. Aqui serão executadas avaliações mais abrangentes, como a quantidade de amostragem inspecionada.

O processo se torna mais eficiente com a utilização de outro equipamento da Delta, a Revisadeira REV 150. Ela ajuda na análise de defeitos e na classificação dos rolos de malha.

 

Com a ajuda dessa máquina seu operador consegue:

  • Qualificar;
  • Quantificar;
  • Gerar um mapa de defeitos, com a análise de comprometimento de área útil da malha;
  • Analisar padrões de qualidade física por rolo.

É importante destacar que todos os rolos de malha devem ser previamente avaliados, para que se estabeleça quando precisam ou não serem relaxados.

Além disso, o processo de inspeção deve acontecer independente do volume de produção.

Quer saber mais sobre as soluções da Delta Equipamentos para aumentar seu ROI de indústria têxtil? É falar com um consultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *