Máquina têxtil em funcionamento representando o Desperdício na confecção.

mar 07

O desperdício na confecção é muito prejudicial e pode trazer consequências financeiras para a indústria.

Levando em consideração a competitividade do mercado, evitá-lo pode ser decisivo para que a organização obtenha sucesso em seu segmento.

Portanto, se você perceber que há desperdícios durante os processos produtivos, precisa traçar estratégias para combater o problema. Neste artigo separamos 4 formas de fazer isso. Confira!

 

1 – Capacite a equipe

O primeiro passo deve ser a capacitação da equipe, afinal, funcionários bem preparados conseguem realizar suas atividades com mais eficiência e, como consequência, evitar o desperdício na confecção.

Pessoas recebendo trenamento sobre uma nova tecnologia para Desperdício na confecção.
Apenas a tecnologia não gera mudança, é necessário investir nas pessoas.

Além de oferecer treinamento, é importante realizar reuniões periódicas para acompanhar os processos aplicados, dar feedbacks e ouvir dicas e soluções que os colaboradores tenham a dar para contribuir com essa tarefa.

 

2 – Faça um controle de qualidade

O controle de qualidade é vital para evitar o desperdício na confecção. Para começar, com ele é possível verificar quando os insumos recebidos forem de qualidade ruim ou deficientes. Isso pode ser feito até de forma automatizada por meio da Revisadeira de Malhas.

Pessoa fazendo análise de controle de qualidade buscando evitar desperdício na confecção.
Ter um bom controle de qualidade é primordial para reduzir desperdícios.

Nesta etapa é possível detectar manchas, furos e analisar as informações dos tecidos para que possa ser verificado se está de acordo com os dados transmitidos pelo fornecedor.

Quando o resultado é negativo, a indústria pode devolver por não conformidade e evitar que as peças fabricadas sejam rejeitadas pelo controle de qualidade ao final da produção, quando já estão prontas.

Além disso, um controle de qualidade eficiente inclui a coleta de dados, que pode auxiliar a controlar a demanda da produção. Dessa forma, é mais fácil saber quando produzir, conforme a sazonalidade do setor.

 

3 – Evite desperdícios de corte

Os cortes feitos de forma incorreta são uns dos principais motivos do surgimento de retalhos que não poderão ser utilizados, gerando desperdícios. Sendo assim, planejar o corte evita as sobras e ajuda a combater este problema na produção.

 

Sendo assim, planejar o corte evita as sobras e ajuda a combater este problema na produção.

 

Uma forma simples de fazer isso é adotar a Inteligência Artificial (IA) nos processos. Equipamentos e sistemas que coletam e gerenciam dados podem informar a área útil, gramatura, rendimento do rolo e outros dados.

Com eles em mãos, fica muito mais simples saber para qual corte encaminhar cada tecido, de modo que as sobras acabam reduzindo.

 

4 – Utilize conceitos e tecnologia eficiente

Investir em maquinário, por vezes, é encarado como um custo, algo a se fazer quando a empresa tem dinheiro “sobrando” e acaba ficando para depois. Este é um erro, principalmente porque equipamentos e conceitos antigos geralmente consomem mais energia, tempo e produzem menos.

Além disso, a compra de maquinário pode proporcionar o aumento da produtividade e reduzir os custos operacionais. Um exemplo é a compra de uma Relaxadeira, que reduz o tempo do relaxamento de 48 horas para alguns minutos, aumentando exponencialmente a capacidade produtiva da indústria.

O investimento em maquinário ainda pode ajudar a implantar melhorias no controle de qualidade de modo que os desperdícios sejam evitados, como foi mencionado no tópico sobre o controle de qualidade.

A redução de desperdícios não ajuda somente a sua empresa a gerar mais lucros e aumentar a produtividade, como também contribui para a sustentabilidade, assunto que está em alta por conta da necessidade de diminuir ao máximo o impacto ao meio ambiente.

Também há o fato de que muitos consumidores estão preferindo optar por marcas que compartilhem da preocupação com o meio ambiente. Isso significa uma melhora para a imagem da empresa e a fidelização de um público.

Ilustração exibindo o E-book Controle de qualidade, e chamando para fazer o download gratuito.

E você, já adota algumas dessas estratégias? Agora que você já sabe como evitar o desperdício na confecção, basta colocar as dicas em prática e desfrutar dos benefícios.

Se você deseja saber como otimizar ainda mais o crescimento da indústria têxtil, confira esse artigo com os 4 problemas que atrapalham que ele ocorra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *