Duas pessoas em uma reunião discutindo a sustentabilidade na confecção têxtil.

fev 28

Trabalhar o conceito de sustentabilidade na confecção é uma necessidade, pois, além de fundamentais para o meio ambiente, a questão também é financeiramente vantajosa para a empresa.

Ao contrário do imaginado, tais ações não são complicadas e ajudam até mesmo no aumento da produtividade. Continue a leitura e compreenda melhor o assunto!

 

A importância da sustentabilidade na indústria têxtil

Não é possível anular os impactos causados pela rede têxtil, no entanto, é possível adotar estratégias para que eles sejam menos danosos quanto for possível.

 

Isso porque a questão não pode ser ignorada.

 

Principalmente em empresas que são organizações sociais e devem ter responsabilidade pelo seu entorno.

Ao procurar sobre essa questão, é possível encontrar uma série de formas para reduzir os impactos. Uma delas é o recolhimento e reaproveitamento da água da chuva, além de campanhas de conscientização para os colaboradores.

No entanto, além de realizar tais ações, também é possível agir de outras formas, como abordaremos a frente.

 

Vantagens proporcionadas pela adoção da sustentabilidade na confecção

Além de ser importante para o meio ambiente, a sustentabilidade na confecção pode proporcionar vantagens para a empresa. Separamos algumas delas e também mostramos como você poderá desfrutar delas.

Homem apontando o crescimento positivo da produção, após um investimento em sustentabilidade na confecção.
Investir em sustentabilidade na confecção pode trazer ganhos operacionais e melhorar seus resultados.

Economia de matéria-prima e redução de desperdícios

Economizar matéria-prima é algo que fará bem ao meio ambiente e também à saúde financeira da empresa.

Uma forma de atingir esse objetivo é modernizar o maquinário, utilizando novas tecnologias de forma que o processo do controle de qualidade seja otimizado.

Quer um exemplo?

Quando uma malha está com defeitos como furos e manchas, acaba sendo necessário utilizar mais tecido que o comum para produzir a mesma quantidade de peças.

No entanto, caso a matéria-prima seja vistoriada assim que chega a indústria por meio da Revisadeira de Malha, o rolo de malha pode retornar ao fornecedor por não conformidade ao invés de seguir para a produção.

Além disso, uma triagem automatizada consegue realizar uma seleção qualitativa para direcionar cada rolo de malha de modo que ele seja utilizado para confeccionar o produto que oferecerá o melhor aproveitamento.

Com isso há uma economia de matéria prima e a redução de desperdícios.

Aumento do lucro

Aliando a redução dos desperdícios com outros benefícios proporcionados pela automação dos processos, como a coleta de dados, é possível controlar melhor o ROI (Retorno Sobre Investimento) e traçar estratégias de aprimoramento que possibilitem o aumento dos lucros.

Ilustração gráfica da formula de calculo do retorno de investimento em sustentabilidade na confecção.
Como fazer o cálculo de retorno de investimentos.

Para que essa gestão de dados seja implantada, é necessário implantar um sistema de gestão empresarial, como o ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Ele coleta e organiza os dados das etapas dentro da cadeia produtiva e consegue disponibilizar indicadores de performance.

Com isso, é possível verificar qual fornecedor proporciona um melhor custo-benefício, por exemplo.

Melhora da reputação da marca

Uma empresa socialmente responsável consegue conquistar o respeito e a confiança do mercado.

Com isso, ela obtém um diferencial competitivo importante e pode se destacar dos concorrentes que não têm a mesma preocupação com a sustentabilidade.

 

Formas de saber que o investimento vale a pena

O primeiro passo é adquirir equipamentos que façam a coleta de dados e auxiliam no controle de qualidade.

O investimento tende a ter um retorno muito vantajoso, uma vez que os benefícios citados acima conseguem aprimorar o processo industrial e reduzir a quase zero os resíduos da produção em uma confecção.

Ilustração exibindo o E-book Controle de qualidade, e chamando para fazer o download gratuito.

Além de implementar ações de melhoria contínua, a sustentabilidade na confecção a torna mais eficiente, ao mesmo tempo em que evita diversas consequências que poderiam influenciar na destruição do meio ambiente.

É por este motivo que diversas empresas estão começando a adotá-la.

Se você também deseja implementá-la em sua indústria, confira as soluções disponibilizadas pela Delta e comece o quanto antes a adotar um controle de qualidade eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *