jul 02

Com a retomada da alta da produção as empresas de confecção confundem a perda de processo com erro de processo, e um volume muito grande de matéria-prima é perdida por falta de informação.

De maneira geral as empresas se preocupam com as medidas das peças prontas/costuradas, porém não analisam a causa raiz das variáveis em sua matéria-prima. Informações básicas do produto (matéria-prima) são indispensáveis para um planejamento/programação de enfesto e corte em uma confecção, evitando o desperdício.

Como seria o dia-a-dia das confecções se tivessem as informações reais e estáveis (largura, metros, área útil, gramatura, rendimento) de cada rolo de malha/tecido que está em seu estoque de forma on-line? Imagine poder olhar para o estoque e poder selecionar o melhor rolo, com o melhor aproveitamento para cada ordem de corte. Imagine como seria não necessitar recolher um rolo do enfesto por defeitos de fabricação e variação de medidas.

O processo padrão hoje é comprar um rolo de malha/tecido e se basear nas informações da etiqueta gerada pelo fabricante. Porém o próprio fabricante aconselha relaxar/descansar estes artigos para que os mesmos voltem a seus estados normais (sem estiramento). Bom, isso quer dizer que haverá uma alteração nas medidas da malha/tecido do rolo. Entender esta compensação é o primeiro passo para se adequar ao conceito de Indústria 4.0, pois, sem a tecnologia adequada e um plano personalizado para automatizar todo o processo de controle de qualidade, relaxamento e coleta das variáveis, fica difícil ter as informações reais para um bom planejamento.

A DELTA EQUIPAMENTOS desenvolve constantemente novas máquinas com alta tecnologia, que permitem minimizar deficiências no processo, através de equipamentos específicos para inspecionar a produção qualificando a matéria-prima, relaxar obtendo estabilidade dimensional, captar novas informações sobre medidas, armazenando e transportando dados aos sistemas de gestão dos clientes (ERP).

É importante ressaltar que a alta tecnologia em máquinas e a automação industrial otimizam as variáveis e permitem criar um banco de dados de extrema importância para a rastreabilidade da matéria-prima nas confecções, tornando o processo mais seguro. Conte com as Soluções Corporativas Personalizadas oferecidas pela DELTA EQUIPAMENTOS, entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas.

Um comentário em “Processo de Preparação ao Enfesto na Indústria da Moda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =