set 06

A tecnologia está influenciando diretamente a produtividade das indústrias de diversos setores, inclusive a têxtil. No setor têxtil, também, é necessário investir em maquinário e na inovação para que a produção continue sempre se desenvolvendo e o produto manufaturado tenha aderência ao mercado. Afinal, a tecnologia de ponta proporciona um aumento da qualidade dos processos. Isso permite, ainda, a fabricação de produtos de melhor qualidade.

Além disso, é preciso considerar que o consumidor está cada vez mais exigente. Fazendo com que seja imprescindível investir na modernização do chão de fábrica. Somente assim será possível aumentar a produtividade, reduzir gastos e potencializar resultados.

Portanto, neste artigo, conheça um pouco mais a respeito da relação entre a produtividade e o avanço do setor têxtil e veja como é possível fazer um investimento que traga bons resultados para o seu negócio. Acompanhe.

A importância da tecnologia para o setor têxtil

Para que o setor têxtil brasileiro se torne mais competitivo, é fundamental o investimento em tecnologia. E isso, principalmente, em maquinário apropriado para cada etapa da cadeia produtiva. Ao alinhar a tecnologia com novas maneiras de produção, passa a ser mais fácil se manter competitivo no mercado.

Assim, por exemplo, as fiações precisam contar com equipamentos atualizados e modernos para seu segmento a fim de garantir o aproveitamento ideal do material e manutenção da qualidade superior do produto. No entanto, a fiação precisa ter continuidade nas malharias e tecelagens. Pois os fios diferenciados, oferecidos no início da cadeia, precisarão ser trabalhados com maquinário de alta performance para a produção de tecidos e malhas.

O mesmo acontece com as confecções, pois a cadeia produtiva precisa estar interligada a cada etapa para acompanhar a evolução dos maquinários do seu segmento.

Em alguns casos, isso representa um investimento mais expressivo, que precisa ser planejado, mas que também tem um rápido retorno pela sua eficiência e pelo aumento na produção e na qualidade, o que compensa largamente o montante investido.

Quais são os principais investimentos para o setor têxtil garantir sua produtividade

De maneira geral, existem alguns investimentos que são essenciais para que se possa manter a produtividade e a qualidade dos produtos no setor têxtil.

Dentre os investimentos tecnológicos, podemos destacar:

  • Outra opção é a embaladeira automática, que também foi desenvolvida para o processo de embalagem de rolos, porém de forma completamente automática, com introdução de plástico no rolo de tecido. Nesse caso, quando a máquina estiver montada de forma individual, a alimentação do rolo pode ser feita manualmente pelo operador. Quando estiver montada em linha com revisadeira ou enroladeira, a alimentação pode ser feita por meio de plataformas basculantes ou inclinadas.
  • Dentre essas opções, existem variações de máquinas que podem ser utilizadas o setor têxtil, dependendo das necessidades da empresa. Por exemplo, entre as embaladeiras semiautomáticas, há a EWB500, que possui um fechamento lateral sem apalpador e sem sensor de borda de rolo (o avanço é ajustado de forma manual com cilindro posicionamento cilindro pneumático).
  • Já entre as embaladeiras automáticas, é possível escolher entre a EWB600, em que o diâmetro do rolo é monitorado por sensor a laser para definir a quantidade de plástico, e a EWB700, em que a alimentação do rolo pode ser feita manualmente pelo operador em esteira frontal de 2 m x 2 m.
  • Outra opção é a EWB800, em que a alimentação do rolo pode ser feita por meio de esteiras basculantes e fixas, com o diâmetro do rolo monitorado por sensor de barreira para definir a quantidade de plástico. Além disso, existe o módulo de corte lateral do excesso de plástico para linhas contínuas, com variação de larguras de rolos de tecido.

As embaladeiras são apenas um exemplo entre tantos outros equipamentos que podem ser investidos para otimizar a produtividade do seu negócio. A escolha da máquina dependerá das necessidades de cada empresa, porém os benefícios serão os mesmos, que é alinhar as novas tecnologias com a produção diferenciada no setor têxtil.

Quer saber mais sobre produtividade de uma fábrica de confecção? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo e para otimizar seus processos produtivos, e conheça as soluções da Delta Equipamentos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + treze =