dez 22

Superação de problemas e otimização de processos e resultados, é o dia a dia de quem trabalha na indústria têxtil, seja um cargo operacional ou gerencial. Os problemas mais básicos e corriqueiros normalmente são recorrentes e podem facilmente ser evitados e corrigidos. A sua empresa não precisa ter certificação ISO 9001, 14001 OU 22000 (entre outras) para usar o recurso de Registro de Não Conformidades (RNC’s) na Gestão de Qualidade.

Não conformidade é qualquer fato que se apresente desconforme com o que era esperado. Exemplos: um produto com defeito, uma entrega atrasada, um serviço realizado de forma errada, dentre outras não conformidades que ocorrem na indústria têxtil.

As RNC’s registram os desvios ocorridos na produção dos processos, produtos ou serviços e é uma ferramenta básica para indicar os pontos fracos e fortes da sua empresa. Funciona como um checklist, uma lista de verificação que é definida pelos gestores.

 

1 – Registre toda Não Conformidade 

É muito importante para empresa entender o que está acontecendo, principalmente quando não estiver acontecendo de forma correta. Então abra quantas não conformidades (RNC) forem necessárias, mostrando assim maturidade do sistema de gestão. Crie a cultura na sua empresa de não encarar a RNC como uma ameaça e sim como uma aliada, enxergando o responsável pela geração da não conformidade como um colaborador que precisa de reforço nos treinamentos ou até mesmo mais colaboração em seu serviço, e nunca como alguém incompetente para não gerar uma cultura de medo da RNC.

 

Mulher realizando anotações de RNC sobre a produção em uma indústria têxtil.
Para obter bons resultados é essencial tomar decisões orientadas a dados, logo ter todo o mapeamento de RNC’s é fundamental para uma boa gestão.

 

2 – Ações Imediatas: Obtenção de Resultados Esperados

Outro erro é deixar a ação corretiva da não conformidade para depois. Deve-se ter uma ação imediata, para analisar a causa e tomar as devidas ações corretivas e preventivas. Se muitas RNC’s estão sendo registradas para uma mesma operação, há um forte indício de que algum processo não está sendo feito da maneira correta e as ações corretivas e preventivas são essenciais para que tudo volte à normalidade.

 

3 – Objetividade e Clareza no Relatório de RCN

A descrição deve ser clara, objetiva e com o máximo de evidências possíveis. Quando realizar a análise da causa, esgote todos os motivos até chegar a causa raiz do problema. Envolva colaboradores de diferentes expertises para identificação e busca por como sanar a raiz do problema.

 

profissional-manutencao-industrial-textil
Ter um processo claro de validação para cada etapa do que foi levantado no relatório de RNC’s é um passo importante para otimizar a eficácia das ações realizadas.

 

+ Saiba maisO que é controle de qualidade? Como funciona na indústria têxtil?

4 – Cumpra os Prazos Estabelecidos

Estabeleça um plano de ação com responsável e prazo para cumprimento da ação imediata e outro para a ação corretiva/preventiva. As ações decorrentes de um RNC devem ser gerenciadas, coloque prazos realizáveis e no caso de não cumprimento registre o motivo do adiamento.

 

5 – Acompanhe se a Ação Corretiva foi realmente eficaz

Um registro de não conformidade só deve ser encerrado quando se comprovar a eficácia de sua ação corretiva/preventiva. Avalie por um período se não houveram reincidências e encerre o RNC se tiver a certeza de que as ações tomadas foram eficazes.

Seguindo essas dicas para o tratamento eficaz das não conformidades na sua empresa, com certeza seus índices de eficiência aumentarão significativamente e seus colaboradores irão se sentir mais envolvidos e ouvidos quanto às suas sugestões práticas de melhorias e produtividade, incentivando a iniciativa colaborativa e a cooperação entre os setores.

 

Capa do e-book sobre controle de qualidade na indústria têxtil.

 

Outro ponto muito importante é a identificação do maquinário envolvido nas não conformidades, seja no tipo de serviço desempenhado até o custo R$/hora em sua utilização. Assim será possível rastrear quais conjuntos de máquinas precisam ser substituídas por equipamento mais moderno e eficiente, otimizando processos e garantindo competitividade com menor custo.

+ Saiba mais: Seu maquinário está de acordo com a NR12?

Essas foram algumas dicas sobre como é possível utilizar RNC’s para melhorar a gestão de qualidade dentro da sua empresa. Aqui na Delta estamos sempre buscando entregar as melhores soluções em tecnologia para otimizar e promover o avanço do setor têxtil. Confira cada detalhe do nosso catálogo de soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *