jul 21

Imagine o seguinte: você vai numa loja e escolhe um modelo de roupa que lhe agradou, mas tem a possibilidade de personalizá-la da forma que quiser através de um software para depois receber a sua roupa exclusiva feita ali mesmo em 30 minutos? Parecer fantasia? Conheça a Apparel Made for You (AM4U) uma revolucionária mini fábrica de roupas personalizadas que imprime, costura e entrega sua roupa em casa, bastando você criar o modelo que quer pela internet. Este é o futuro da fabricação de roupas imaginado pela universidade americana Cal Poly Pomona e um grupo de empresas internacionais.

Juntos, eles criaram uma fábrica compacta na cidade de Rancho Cucamonga na Califórnia, para demonstrar como o e-commerce, métodos de produção digital e técnicas de coloração inovadoras podem revolucionar a fabricação de roupas. “A proposta desse novo tipo de fábrica é servir de modelo e ajudar a revitalizar a indústria americana, restaurando trabalhos, maiores lucros e a volta do Made In USA“, diz o professor Peter Kilduff, do departamento de gestão de vestuário e merchandising da Cal Poly Pomona.

A universidade pode se beneficiar financeiramente das oportunidades educativas que surgem da participação no empreendimento. Atualmente, a maioria das pessoas compram suas roupas em lojas que fazem grandes estoques de roupas feitas em fábricas no exterior. Mas o modelo desenvolvido pelo departamento de gestão de vestuário e merchandising da Cal Poly Pomona junto com seus parceiros da Virtual Inventory Manufacturing Alliance (VIMA) mudou tudo isso.

“Produção sob demanda” o que é? É uma nova forma de produção que se conecta diretamente com a demanda dos consumidores para fabricação. O conceito AM4U representa um novo conceito de mini-fábricas para concepção e venda de vestuário esportivo online. Com este método, todos os estoque de produtos acabados irão ser eliminados. A mini fábrica pode ser colocada dentro de um local de distribuição ou perto de um centro de compras onde os varejistas podem produzir peças de vestuário personalizadas para os clientes sob demanda, e o melhor é que a mini-fábrica pode ser facilmente deslocada em dois caminhões.

Para Bill Grier, presidente e fundador da Vestuário Feito Para Você (AM4U), este será um grande marco em uma jornada que começou há cerca de vinte anos atrás. Bill Grier é um pioneiro na indústria de impressão digital e ele também é inventor de várias patentes internacionais. A AM4U é uma startup com sede na Califórnia, que espera agitar a cadeia de abastecimento de vestuário com as suas tecnologias produtivas.

Esse tipo de fábrica compacta atente completamente ao conceito slow fashion pois nesse modelo, a tecnologia interativa permite que os consumidores possam navegar pelos catálogos online para encontrar uma roupa, personalizá-la a seu gosto para em seguida, fazer a compra. O fabricante ou revendedor, em seguida, faz com que as peças de vestuário sejam impressas digitalmente por sublimação com uma nova técnica de coloração que é rápida e mais ambientalmente amigável.

As inovações feitas pela mini-fábrica da AM4U pretende resolver vários problemas da indústria, de acordo com o diretor executivo e fundador Bill Grier:

Os fabricantes de vestuário tem que projetar suas roupas com meses de antecedência, e é preciso tempo e dinheiro para enviar as roupas de seus locais de fabricação para onde serão armazenadas e distribuídas. Depois espera-se então que os clientes comprem os produtos que foram produzidos em quantidade e aquilo não for vendido, tem de ser liquidado por um preço bem menor. Todos esses problemas são eliminados pela “produção sob demanda” da AM4U que também desenvolveu uma tecnologia de escaneamento digital dos clientes para poder confeccionar roupas perfeitamente sob medida que serão entregues em casa após três dias depois de encomendá-las online em seu site ou numa loja de varejo.

O processo atual funciona com tecido sintético branco de nylon, poliéster usados em roupas esportivas, e a tecnologia quer permitir aos estilistas e varejistas de moda responder todos os gostos dos clientes em tempo real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 1 =