abr 20

Reduzir os custos da indústria pode ser o diferencial entre conseguir ter sucesso e lucratividade com a empresa ou criar gargalos que dificultem a sua operação e a sustentabilidade do negócio. Por isso, é fundamental encontrar maneiras para lidar com os custos de produção visando o aumento da lucratividade.

Em alguns casos, o investimento em maquinário pode ser a melhor maneira para inovar na empresa e reduzir os custos da indústria. Assim, com o planejamento prévio, será possível encontrar mudanças significativas.

Esse investimento terá de levar em conta os ganhos do seu negócio no longo prazo, tudo isso com auxílio da tecnologia, acompanhando os ritmos do mercado.

Para ajudá-lo com essa questão, veja, no artigo de hoje, dicas de como o investimento em maquinários poderá auxiliar no desafio de reduzir os custos da indústria. Acompanhe.

Agilidade na produção

Entre os benefícios do investimento em maquinário, está a agilidade na produção e o aumento da capacidade produtiva. Assim, ao investir em novas máquinas, será possível aumentar o lucro da empresa, ao mesmo tempo em que se investe no desenvolvimento da organização.

Nesse caso, é fundamental perceber o crescimento da indústria e a sua capacidade de produção, para, então, perceber a necessidade dos investimentos. Em outros casos, é possível modificar alguns maquinários para continuar fazendo o mesmo trabalho de maneira diferenciada.

Assim, quanto maior conhecimento e atualização a respeito das novas tecnologias, mais fácil será para encontrar o melhor tipo de maquinário para auxiliar no crescimento da sua empresa. Com isso, será possível reduzir os custos da indústria e otimizar sua operação e produtividade.

Diminuição da mão de obra

É possível que o investimento no maquinário substitua algumas mãos de obras que estão se tornando obsoletas. Dessa maneira, é possível reduzir os custos da indústria com os recursos humanos, focando em maquinários que aumentem a produção e facilitem a produtividade da sua empresa.

Além disso, em alguns casos, será possível aumentar a qualidade do produto, reduzir os custos e ter um aumento significativo na produção. No entanto, esse investimento somente será possível caso ocorra um planejamento prévio e conhecimento aprofundado sobre as novas tecnologias.

Preparação para a Indústria 4.0

A Indústria 4.0 não é apenas uma tendência – é uma realidade que estará cada vez mais introjetada nas empresas brasileiras. Começar a preparar sua empresa para essa grande revolução, investindo em maquinário moderno e que ajude a otimizar a sua produtividade é uma iniciativa com ótimo custo-benefício e poderá ser um grande diferencial para conquistar novos clientes – tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional.

A importância do Retorno Sobre Investimento

O Retorno Sobre Investimento, conhecido como ROI, é o indicador utilizado no mundo dos negócios, que dá um parâmetro essencial para analisar o retorno sobre qualquer tipo de investimento, desde um projeto de pesquisa tecnológica e uma campanha de marketing, à compra de uma nova máquina ou até mesmo à aquisição de um novo título de renda.

Assim, o ROI irá mostrar o quanto a empresa faturou ou perdeu em relação ao que investiu. Os resultados obtidos por meio do cálculo servem para avaliar, por exemplo, como investimentos em marketing contribuem para os resultados da empresa e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Portanto, ao realizar um investimento em maquinário, será possível utilizar o ROI para perceber se o investimento realmente está sendo lucrativo ou não, possibilitando que se tenha o real conhecimento da redução ou não dos custos e aumento produtivo.

Como realizar e calcular o ROI

Para calcular o ROI, basta pegar o ganho obtido, subtrair pelo investimento e dividir o resultado, também, pelo investimento inicial. Para auxiliar nesse cálculo, basta utilizar a seguinte fórmula:

ROI =   (Ganho obtido – valor do investimento inicial) 
Valor do investimento inicial

Por exemplo, caso você faça um investimento de 3 mil reais. No longo prazo, esse investimento gerou um lucro de R$ 15 mil para a empresa. Assim 15.000 – 3000 / 3000 = 4.

Ou seja, o valor do seu ROI será 4. Isso significa que o seu ganho com o investimento foi de quatro vezes do que o valor investido. Com isso, você terá a certeza de que realmente está investindo da maneira correta, fazendo com que você possa reduzir os custos da indústria.

Portanto, passa a ser interessante pensar no investimento em maquinário como uma forma de continuar obtendo lucros para a empresa, melhorando a qualidade e a quantidade da sua produção.

E você, quer saber mais sobre como a tecnologia pode impactar o seu negócio? Continue acompanhando nosso conteúdo e não esqueça de conhecer os nossos equipamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − oito =