nov 07

Abrigado por trás de um line-up de chapéus de palha trançada, usados por modelos de ambos os sexos, o estilista brasileiro responsável pela grife Osklen expos sua crença em ligar a moda com a natureza: “Hedonismo saudável – aquelas festas especiais que começam após a praia, ao pôr-do-sol, e se estendem até a noite, com palmeiras ao seu redor”, disse Oskar Metsavaht para descrever o mood de seu desfile.

A coleção trouxe o espírito do verão com seu backdrop de adoração ao sol e ilha paradisíaca, e estampas dedicadas à exuberância da natureza. A mistura peculiar do desfile de roupas soltas e fluidas, presas ao corpo por meio de cinturas moldadas com estruturas de palha, também celebrou “e-tecidos” sustentáveis. Eles vêm do projeto de Oskar de desenvolver materiais reciclados, feitos à mão e orgânicos para serem usados por cooperativas locais ou grupos industriais brasileiros.

Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE
Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE

Na década de 1990, as roupas esportivas e invernais do estilista plantaram as primeiras sementes da moda respeitando um mundo frágil. Os rústicos chapéus de palha de seda em seu mais recente desfile tomaram uma dimensão diferente quando descobri que a seda havia sido feita com o uso de quantidade mínima de maquinário e casulos, enquanto as cores foram tingidas a partir de plantas, dando ajuda financeira a fazendeiros de subsistência.

Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE
Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE

Poderia a mensagem subjacente dos desfiles em São Paulo ter relação com a alma, além do corpo? O Brasil é famoso por suas roupas sedutoras. Ainda assim, a mensagem por trás das selvas de folhas verdes e flores em plena floração pareceu menos com o beachwear sexy do Rio – e mais com um reflexo da chuva tropical caindo nesta temporada de primavera em uma cidade cheia de plantas exuberantes e folhas de árvores se abrindo.

modelo_imagem_destacada_blog_03

Fonte: VOGUE e FFW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =